ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis

12 Consumo e Produção Responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

PROGRAMA USE O BOM SENSO

O Use o Bom Senso é um programa interno, criado no ano de 2000, que tem como objetivo a promoção de práticas sustentáveis pelas Unidades da empresa e por todos os seus empregados e colaboradores.

Após 17 anos de existência, o Use o Bom Senso passou por mudanças para se adequar aos princípios organizacionais de hoje, com foco em sustentabilidade, gestão da qualidade e alinhado a iniciativas de âmbito mundial, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - assumidos pela Sanepar no fim de 2016.

Ele é um dos caminhos para o alcance dos objetivos estratégicos corporativos, especialmente junto à perspectiva Pessoas, atuando com responsabilidade socioambiental. Portanto, trata-se de uma norma corporativa com meta de certificar 100% das Unidades de Negócio até dezembro de 2018. O novo formato foi especialmente pensado para que a empresa seja ainda mais justa ambiental e socialmente para saneparianos e saneparianas, e para toda sociedade.

Alguns exemplos das práticas adotadas:

  • Senso de Redução: Contracheque digital, Jornal Diálogo digital, resolução da Diretoria sobre a impressão frente e verso e em preto/branco;
  • Senso de Responsabilidade Social: campanhas do outubro rosa, novembro azul, campanhas sociais;
  • Senso de Reciclagem: papéis usados são doados para o Provopar.

ODS a que respondem: Todos os ODS.

FEIRA DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Criada em 2016, em parceria com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), a feira tem suscitado o debate da alimentação sem agrotóxicos entre saneparianos e levado produtos frescos para suas mesas.
Reforçando uma relação de consumo sustentável, os clientes são convidados a trazerem suas próprias sacolas. Aqueles que possuem embalagens reaproveitáveis também podem fazer da barraca um ponto de entrega de itens como potes de vidro, bandejas de isopor, caixa de ovos.

ODS a que respondem: ODS 2, 3 e 12.

MASPP – METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADA À PERDAS DE ÁGUA

A aplicação do MASP nos processos relacionados a perdas de água: produção, distribuição, manutenção e comercial. Procurando fornecer uma abordagem sistemática e estruturada para a gestão e controle dos processos, com o objetivo de reduzir o volume de perdas de água na produção e distribuição. 

Desta forma, busca-se a melhoria da eficiência operacional, para que os processos sejam capazes de atingir as metas definidas no planejamento.

ODS a que respondem: ODS 3 e 12.