ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes

16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

CADEIRAS ANFÍBIAS

Este projeto é uma ação da Sanepar em sua participação na Operação Verão no Litoral, junto com vários órgãos do Estado do Paraná.

Equipamentos disponíveis durante o verão no litoral paranaense que fazem parte do programa de acessibilidade que foi desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar e Copel Telecom.  

As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar.

Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Os equipamentos contam com itens fundamentais de segurança como cinto regulável, apoio cervical, para a cabeça, e apoio para os pés em tecido emborrachado. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar a uma profundidade segura.

ODS a que respondem: ODS 3, 10 e 16.

PROGRAMA USE O BOM SENSO

O Use o Bom Senso é um programa interno, criado no ano de 2000, que tem como objetivo a promoção de práticas sustentáveis pelas Unidades da empresa e por todos os seus empregados e colaboradores.

Após 17 anos de existência, o Use o Bom Senso passou por mudanças para se adequar aos princípios organizacionais de hoje, com foco em sustentabilidade, gestão da qualidade e alinhado a iniciativas de âmbito mundial, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - assumidos pela Sanepar no fim de 2016.

Ele é um dos caminhos para o alcance dos objetivos estratégicos corporativos, especialmente junto à perspectiva Pessoas, atuando com responsabilidade socioambiental. Portanto, trata-se de uma norma corporativa com meta de certificar 100% das Unidades de Negócio até dezembro de 2018. O novo formato foi especialmente pensado para que a empresa seja ainda mais justa ambiental e socialmente para saneparianos e saneparianas, e para toda sociedade.

Alguns exemplos das práticas adotadas:

  • Senso de Redução: Contracheque digital, Jornal Diálogo digital, resolução da Diretoria sobre a impressão frente e verso e em preto/branco;
  • Senso de Responsabilidade Social: campanhas do outubro rosa, novembro azul, campanhas sociais;
  • Senso de Reciclagem: papéis usados são doados para o Provopar.

ODS a que respondem: Todos os ODS.

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

O presente Código de Conduta e Integridade tem por objetivo oferecer uma compreensão clara sobre as condutas que orientam os negócios e relacionamentos da Sanepar, e que devem estar presentes no exercício diário das atividades de todos os envolvidos, expressando o compromisso da empresa quanto:

  • À diversidade, à igualdade de oportunidades e respeito no local de trabalho;
  • Ao meio ambiente, à saúde e à segurança;
  • Às relações com o Poder Concedente.

ODS a que responde: ODS 16.

TARIFA SOCIAL

O Programa garante o acesso à água tratada e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto por meio de preços reduzidos aos cidadãos que se enquadram nos requisitos previstos. O benefício contribui para o bem-estar das famílias atendidas, pois deixam de correr risco de contrair doenças decorrentes da falta de saneamento. Micro e pequenas empresas e microempreendedores individuas enquadrados no programa de isenção de ICMS do Governo do Estado, e entidades filantrópicas registradas em órgãos públicos também contam com tarifas diferenciadas.

ODS a que respondem: ODS 1, 10 e 16.