ODS 3 Saúde e Bem-Estar

3 Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

COMUNIDADE SANEPAR

Encontros com comunidades, promovidos pela Sanepar, para ouvir os anseios e necessidades e levar informações sobre saneamento.

Nesses encontros as Associações de Moradores dos bairros participam em parceria com a Sanepar, e a pauta dessas reuniões gira em torno das necessidades do bairro, como por exemplo: ampliação de rede, tarifa social, parcelamento de débitos, ligações novas de água e esgoto, entre outros.

A Sanepar participa também dos Mutirões da Cidadania, oferecendo serviços de atendimento ao cliente e informações de educação socioambiental.

ODS a que respondem: 1, 3, 6 e 11.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Todos os anos, a Sanepar realiza um concurso interno para a escolha das imagens que irão ilustrar seu calendário de mesa.

A intenção é valorizar o empregado da Sanepar e sua visão sobre a própria Companhia, dando oportunidade para que o sanepariano reflita sobre um tema específico e o traduza artisticamente.

Sob a condução da Unidade de Serviço de Comunicação Social (USCS), o olhar do sanepariano, exposto no calendário, no Museu e em outros materiais, cria um discurso interno e único e aproxima os mais de 7 mil empregados que atuam em 345 municípios, apresentando processos, estruturas e pessoas de diferentes regiões do Estado.

A cerimônia de premiação e a abertura da exposição das fotos vencedoras são realizadas em novembro, em comemoração ao Dia do Rio.

ODS a que respondem: ODS 3 e 6.

PRÊMIO CURUPIRA

O Prêmio Curupira é um concurso interno promovido pela Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social – DMA e tem por objetivo selecionar, reconhecer e premiar as boas práticas realizadas pelos empregados da DMA em sua função e, assim, estimular o desenvolvimento da Área, aprimorar o seu relacionamento com a sociedade paranaense, bem como divulgar práticas inovadoras que beneficiem a comunidade e também o meio ambiente.

ODS a que respondem: ODS 3, 6 e 9.

PROGRAMA USE O BOM SENSO

O Use o Bom Senso é um programa interno, criado no ano de 2000, que tem como objetivo a promoção de práticas sustentáveis pelas Unidades da empresa e por todos os seus empregados e colaboradores.

Após 17 anos de existência, o Use o Bom Senso passou por mudanças para se adequar aos princípios organizacionais de hoje, com foco em sustentabilidade, gestão da qualidade e alinhado a iniciativas de âmbito mundial, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - assumidos pela Sanepar no fim de 2016.

Ele é um dos caminhos para o alcance dos objetivos estratégicos corporativos, especialmente junto à perspectiva Pessoas, atuando com responsabilidade socioambiental. Portanto, trata-se de uma norma corporativa com meta de certificar 100% das Unidades de Negócio até dezembro de 2018. O novo formato foi especialmente pensado para que a empresa seja ainda mais justa ambiental e socialmente para saneparianos e saneparianas, e para toda sociedade.

Alguns exemplos das práticas adotadas:

  • Senso de Redução: Contracheque digital, Jornal Diálogo digital, resolução da Diretoria sobre a impressão frente e verso e em preto/branco;
  • Senso de Responsabilidade Social: campanhas do outubro rosa, novembro azul, campanhas sociais;
  • Senso de Reciclagem: papéis usados são doados para o Provopar.

ODS a que respondem: Todos os ODS.

CORAL SANEPAR

Criado em setembro de 1983, o Coral Sanepar é formado por empregados e ex-empregados da Sanepar e apresenta um repertório do cancioneiro popular e da Música Popular Brasileira.

As apresentações musicais buscam tratar sobre o meio ambiente e, em especial, sobre a valorização da água.

Nesses 35 anos, o grupo vem promovendo entretenimento e difusão cultural, contribuindo para ampliar o relacionamento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com a comunidade, fortalecendo a imagem da empresa e a conscientização ambiental, além de estimular o desenvolvimento do talento artístico de sua força de trabalho.

ODS a que respondem: ODS 3 e 4.

MUSEU DO SANEAMENTO E ESPAÇO DA MEMÓRIA

O Museu do Saneamento é um espaço de memória e cultura sobre o saneamento do Estado do Paraná, que promove o conhecimento e a reflexão entre o homem e o ambiente.

Desde 2014, está instalada na antiga estação de tratamento de água Tarumã, a primeira da Capital paranaense, construída em 1945.

É um museu institucional mantido pela Sanepar, que desde 1988, mantém um programa de preservação da memória do saneamento, em local privilegiado, em Curitiba.

Acervo: Composto por objetos, equipamentos, mapas, mobiliários, vestuários, documentos, fotografias, audiovisuais, plantas e projetos de engenharia, o acervo está catalogado também em meio digital, disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento. A coleção possui mais de 8 mil itens que retratam os esforços de saneamento desde o final do século XIX até os dias atuais.

Estrutura: Situado em Curitiba, o Museu do Saneamento abrange uma área construída de mais de 5.000 m² em um amplo terreno pertencente à Sanepar desde 1945. O espaço compreende as áreas de exposição de curta e longa duração, reserva técnica, sala do Patrimônio Histórico, um laboratório de conservação, além de auditório para eventos e palestras, com capacidade para 170 pessoas.

Visitação: O Museu do Saneamento está aberto à visitação para o público em geral em horário comercial - de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e  das 13h30 às 17h. Visitas guiadas para grupos de estudantes e escolas são realizadas de 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, por meio de agendamento prévio pelo e-mail visitas@sanepar.com.br

ODS a que respondem: ODS 3 e 4.

ASSESA – ASSOCIAÇÃO DE EMPREGADOS DA SANEPAR

A ASSESA é a União das Associações de Empregados da Sanepar. Sua missão é integrar os empregados e a empresa, promovendo atividades de lazer e bem estar, além de oferecer benefícios aos associados para melhoria da qualidade de vida do sanepariano e sua família.

Por meio de 21 associações regionais, a ASSESA realiza atividades de caráter social, esportivo, recreativo, artístico, cultural, de lazer, comunitário e de proteção e conservação do meio ambiente.

Cada Associação regional tem sua sede e seus próprios benefícios.

Exemplo de prática adotada:

  • Jogos de Motivação e Integração: Evento de integração e motivação pessoal. Forma atletas e incentiva a promoção de melhorias nos ambientes de trabalho por meio das atividades esportivas.

ODS a que respondem: ODS 3 e 17.

FUSAN – FUNDAÇÃO SANEPAR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Fundação Sanepar de Assistência Social, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira é prestadora de serviços no segmento de autogestão em saúde, instituída pela Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, em dezembro de 1976.

É auto gestora do Plano de Saúde "SaneSaúde" que tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças de seus beneficiários, através do atendimento médico, hospitalar e odontológico, em conformidade com o estabelecido no regulamento do Plano e na Lei 9.656/98.

Alguns exemplos das práticas adotadas:

  • FusanPrev - é um sistema de Previdência Complementar ao INSS que permite uma poupança para garantir a renda do sanepariano na aposentadoria. O FusanPrev oferece benefícios em todas as etapas da vida: Renda na Aposentadoria; Complemento de renda por meio de Auxílio Doença e Acidente; Cuidar dos dependentes em caso de morte do beneficiário por meio de Pecúlio e Pensão por Morte. Permite a manutenção do autopatrocinio, caso o beneficiário saia da empresa. O abatimento na Declaração Anual de Imposto de Renda é de até 12% da renda tributável. Contribuindo até 7,62% a Sanepar duplica o valor da contribuição;
  • Empréstimos - A Fusan oferece ainda uma linha de crédito exclusiva aos beneficiários (com mais de três meses de vínculo empregatício) para tomada de empréstimos. Os limites são vinculados ao líquido consignável para abatimento em folha;
  • Programa Viva Mais - A Fusan mantém ainda o Programa Viva Mais, que visa amparar a saúde, o desenvolvimento e o bem-estar dos beneficiários da entidade. O Viva Mais agrega outros programas que atendem a necessidades específicas:  
    • Respire - Oferecido mediante inscrição, gratuitamente a todos os beneficiários do SaneSaúde, titulares e dependentes, que desejam parar de fumar.
    • Saúde do Homem e Saúde da Mulher - Tem como finalidade a investigação e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero para as mulheres e do câncer de próstata para os homens.
    • Cuide bem de você - Programa que acompanha, orienta e conduz necessidades especiais de atendimento à saúde por meio de visitas periódicas e ligações telefônicas.
  • SaneSaúde: Implantado em setembro de 1998,  é atualmente um dos melhores planos de saúde do país, oferecido exclusivamente aos saneparianos (administradores, empregados, demitidos, aposentados) e dependentes. O plano tem cobertura em todo o Paraná e também fora do estado (convênio de reciprocidade com outros planos), com atendimento médico, de urgência e emergência. É custeado co-participativamente pela Sanepar e pelo titular do plano;
  • Mãe Sanepariana - Acompanha beneficiárias do SaneSaúde durante o período de gestação, proporcionando mais tranquilidade e segurança nesta etapa da vida. Mais informações sobre cada um dos Programas podem ser obtidas diretamente no site da Fusan;
  • Benefícios Assistenciais - A Fusan oferece ainda outros benefícios assistenciais por meio de programas, subsidiados ou não pela Sanepar, como Auxílio Medicamento e aquisição de Medicamento de Uso Contínuo, com subsídios que variam de acordo com a faixa salarial, conforme regulamento.

ODS a que responde: ODS 3.

CAMPANHA DA VACINAÇÃO

A Sanepar proporciona a seus empregados vacina antigripal. Uma ação importante porque beneficia empregado e empresa, reduzindo dias de afastamento e melhorando a qualidade de vida do sanepariano.

ODS a que responde: ODS 3.

PÁSCOA SOLIDÁRIA

A Campanha Solidária de Páscoa da Sanepar busca arrecadar doces e chocolates, para serem destinados a alegrar a Páscoa de pessoas em estado de vulnerabilidade ou desvantagem social em todo o Estado.

Algumas Unidades organizam as doações para bairros carentes, entidades filantrópicas ou escolas rurais locais.

Em Curitiba e Região Metropolitana, as doações priorizam os empregados terceirizados, que prestam serviço nas áreas de limpeza, copa e segurança.

Durante o período da arrecadação do ano vigente, as doações podem ser entregues ao Serviço Social da USRH, na Sede, e Serviço Social descentralizado.

ODS a que respondem: ODS 3 e 17.

CAMPANHA DO AGASALHO

Realizada em apoio à ação anual do Provopar Estadual ou por iniciativa local das Unidades, a Campanha do Agasalho da Sanepar angaria roupas, agasalhos e cobertores para amenizar o inverno de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo Paraná, especialmente nos municípios de baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, das regiões mais frias do estado.

ODS a que responde: ODS 3 e 17.

 

PAPAI NOEL NO CORREIOS

Desde 2010 os saneparianos realizam sonhos e espalham a magia do Natal participando da campanha nacional Papai Noel dos Correios.

Na Sanepar, a ação é oficialmente promovida pela equipe de Serviço Social da Unidade de Serviço Recursos Humanos (USRH), que recolhe, organiza, distribui e incentiva a adoção das cartinhas enviadas por crianças de todo o Paraná.

ODS a que respondem: ODS 3 e 17.

 

CADEIRAS ANFÍBIAS

Este projeto é uma ação da Sanepar em sua participação na Operação Verão no Litoral, junto com vários órgãos do Estado do Paraná.

Equipamentos disponíveis durante o verão no litoral paranaense que fazem parte do programa de acessibilidade que foi desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar e Copel Telecom.  

As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar.

Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Os equipamentos contam com itens fundamentais de segurança como cinto regulável, apoio cervical, para a cabeça, e apoio para os pés em tecido emborrachado. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar a uma profundidade segura.

ODS a que respondem: ODS 3, 10 e 16.

DUCHAS ECOLÓGICAS (CHUÁ)

Este projeto é uma ação da Sanepar em sua participação na Operação Verão no Litoral, junto com vários órgãos do Estado do Paraná.

A água utilizada na ducha é tratada com cloro e filtrada com carvão ativado, fazendo com que ela tenha 95% menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor do que a água do mar.

A Sanepar alerta, entretanto, que, embora seja uma ótima forma de se eliminar a areia e o sal, a água das duchas não é própria para consumo e não deve ser ingerida.

Cada chuveiro tem capacidade para até 600 banhos por dia. Depois de utilizada, a água é devolvida ao mar.

A instalação do “Chuá” dispensa uso de materiais como cimento, areia e ferro e a utilização de bombas, energia elétrica e combustível. Os chuveiros são feitos de material reciclável, não precisam de manutenção a curto prazo, são duráveis e resistentes aos ventos e à salinidade.

ODS a que respondem: ODS 3 e 6.

FEIRA DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Criada em 2016, em parceria com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), a feira tem suscitado o debate da alimentação sem agrotóxicos entre saneparianos e levado produtos frescos para suas mesas.
Reforçando uma relação de consumo sustentável, os clientes são convidados a trazerem suas próprias sacolas. Aqueles que possuem embalagens reaproveitáveis também podem fazer da barraca um ponto de entrega de itens como potes de vidro, bandejas de isopor, caixa de ovos.

ODS a que respondem: ODS 3 e 12.