ODS 5 Igualdade de Gênero

5 Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

POLÍTICA E PROGRAMAS DE IGUALDADE DE GÊNERO

Equidade de gênero significa que as mulheres e os homens devem ser tratados de forma justa de acordo com as respectivas necessidades e privilégios.

Ao longo da sua história, a Sanepar vem construindo suas políticas e valores para ser, cada vez mais, uma empresa com ações no presente pensando no futuro.

Essas ações têm sido promovidas com o foco na sustentabilidade, o que significa pensar no tripé da economia, da proteção ao meio ambiente e da inclusão social. Um desses valores é respeitar e proteger os direitos humanos, entre eles, o das mulheres.

Alguns exemplos das práticas adotadas:

  • Comitê de Equidade de Gênero, responsável pela elaboração da Política da Equidade, Regimento, Treinamento e formação de facilitadores e facilitadoras, participação em Fórum, divulgação de vídeos, matérias sobre equidade;
  • Plano de ações para 2018 com as seguintes previsões:
    • Propiciar a participação dos empregados em eventos de desenvolvimento sobre equidade de Gênero promovida pelas Fundações;
    • Promover a igualdade de gênero nos processos seletivos internos e externos;
    • Incluir no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO – o exame de Antígeno Prostático Específico – PSA – e Mamografia para empregados (as) com 45 anos ou mais, com custo integral pela empresa.

ODS a que respondem: ODS 5 e 6.